Projetos

Projeto de pesquisa: 

"A construção política da identidade nacional na narrativa
noticiosa da mídia brasileira"


Pesquisadores: Luiz Motta, prof. titular da UnB e prof. visitante da UFSC;
Paulo Bernardo Vaz, prof. titular da UFmG e prof. visitante da UFSC.


Duração do Projeto: Janeiro de 2013 a Dezembro de 2014 (24meses)


Apoio: CNPq/PPG-FAC/UnB, POSJOR/UFSC
 
Resumo: Quais são as narrativas de identidade nacional subjacentes à cobertura política dos jornais de referência nacional? A pesquisa considera que a identidade brasileira é uma narrativa de representação da nação disputada e reatualizada por enredos concorrentes que tomam diferentes configurações na mídia noticiosa, de acordo com a disputa de poder em cada circunstância. Estão sendo estudas as coberturas jornalísticas (texto e fotos) das cinco últimas posses presidenciais nos jornais O Globo e Folha de S. Paulo e na revista Veja. Estão sendo analisadas as coberturas das posses de FHC (1994 e 1998), Lula (2002 e 2007) e Dilma (2011). Através de procedimentos quantitativos e qualitativos, a análise investiga como diferentes narrativas tornam-se hegemônicas, conforme as circunstâncias históricas e a correlação de forças em cada momento. A pesquisa se iniciou junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da Universidade de Brasília em 2013, e prossegue atualmente junto ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. O Projeto envolve estudantes de graduação e de pós-graduação de ambas universidades.


Projeto de pesquisa:

"Políticas para as Mulheres e Comunicação"

Pesquisadores: Katia Maria Belisário (Professora/ UnB), Liziane Guazina (Professora/UnB), Mariângela Monfardini Biachi (Mestre/UnB)

Resumo: Observa-se hoje uma crescente mobilização da sociedade civil no sentido de promover a igualdade entre homes e mulheres no Brasil. A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), criada em 2003, tem se destacado nessa promoção e no combate a todas as formas de discriminação e preconceito herdadas de uma sociedade patriarcal e excludente. Nesse trabalho, a SPM conta com o apoio dos ministérios, da sociedade civil e da comunidade internacional. O presente projeto tem o objetivo de avaliar o tratamento que a mídia em geral reserva às mulheres brasileiras. Destaque para os programas e jornais populares, cujas narrativas costumam ser preconceituosas e de exploração sexual. A metodologia de investigação será a da hermenêutica da profundidade que avalia três eixos: a) análise sócio-histórica (condições de produção, circulação e recepção), b)análise formal e discursiva (narrativa) e interpretação/reinterpretação (recepção).